Essa é pra quem vive em New South Wales.
Como devem ter percebido, desde o último domingo, 18 de abril, o sistema de transporte mudou. Motivo? Ano eleitoral (ops, tentar facilitar e baratear a vida da população).
Para quem pegou o folder que estão distribuindo, viu o mapinha com as novas cores, as reportagens na TV e não entendeu absolutamente nada, vou tentar explicar.
Os principais beneficiários do novo sistema são os usuários que percorrem longas distâncias, para eles realmente está mais barato. Agora, $57 é o máximo que se paga num bilhete para andar durante toda a semana, ilimitadamente, em toda a rede de trem, ônibus e ferry, incluindo empresas públicas e muitas privadas. Ou seja, de Sydney é possível ir para lugares como Newcastle, Hunter Valley e Blue Mountains com o seu weekly pagando no máximo $57.
São basicamente 4 tipos de bilhetes: MyMulti, MyTrain, MyBus e MyFerry.
O MyMulti, o popular all you can travel (mesmo conceito das churrascarias brasileiras daqui), substitui os saudosos TravelPass, ou seja, os Red, Blue, Orange, Pink, Purple e o que mais havia de Weekly. Ele é dividido em 3 categorias: MyMulti1 ($41), MyMulti2 ($48) e MyMulti3 ($57).
Os 3 integram todos os ônibus públicos e privados, as ferries e trem. A diferença está na área que cada bilhete cobre em relação às estações de trem. Para quem fica apenas em Sydney (incluindo City e Bondi), North Sydney, Manly e vai no máximo para Chatswood, Croydon, Cantebury, Bardwell Park e Rockdale, o MyMulti1 é mais do que suficiente.
Para quem não tem tanta necessidade de pegar diferentes meios de transporte com tanta frequência, os outros 3 tipos de bilhetes são ideais. Os de trem também são no esquema semanal, enquanto os de ônibus e ferry são do tipo 10 viagens, como era o finado TravelTen.
Importante: todos ainda possuem o Single, válido somente para uma viagem.
Segundo o governo, a otimização dos bilhetes e a maior abrangência das áreas, juntamente com o fato de pela primeira vez integrar empresas públicas e privadas, são as grandes vantagens do novo sistema, pois eles reduziram a quantidade de bilhetes de cada tipo, aumentando as distâncias que as pessoas podem percorrer, por preços mais em conta.
Para viagens de trem:
Distância_____Single___Weekly
Até 10km_____$3.20__ $25.00
10 a 20km____$4.00___$31.00
20 a 35km____$4.60___$37.00
35 a 65km____$6.00___$47.00
Mais de 65km_ $7.80___$56.00
Para viagens de ônibus:
Seções___Single___10 viagens
1-2_____$2.00___$16.00
3-5_____$3.30___$26.40
6-16____$4.30___$34.40
Para viagens de ônibus ferry:
Distância____Single___10 viagens
Até 9km____$5.30____$42.20
10 a 20km___$6.60____$52.80
Para ver mapas, comparações com os bilhetes anteriores e tudo mais que precisar saber sobre as mudanças, clique aqui.
Como nem tudo são flores: nenhum MyMulti inclui acesso aos aeroportos através da estação de trem. Se for de trem, é preciso pagar para entrar.
Olá Pablo! Esta semana estou divulgando uma “nova” postagem. Trata-se de um conto; que na verdade vem a ser uma reedição de meu blog. Sua postagem original ocorreu em 13.02.09; sendo esta a minha terceira postagem no blog. Naquela ocasião este texto não recebeu nenhum comentário. O texto é “O Sr. e o Dr.”. Espero que você, tendo um tempinho, o aprecie.
ReplyDeleteUm grande abraço, minha gratidão e desejo que tenha uma ótima semana!
Jefhcardoso