Sunday, October 31, 2010

Começou!

Antes de mais nada, a todos que enviaram os trabalhos para a nossa Mostra Virtual que vai virar Real, a "Primavera na Austrália" (ou "Spring in Australia", se preferirem), muitíssimo obrigado!


de profundis by Marcia Monje

Os trabalhos estão demais e, conforme imaginávamos, temos grandes talentos em diversas áreas por aqui - e não só brasileiros como estrangeiros que estão envolvidos de alguma maneira com a gente. Assim que fecharmos data e local, passo mais informações.

Bem, mas hoje é o primeiro dia de novembro o que, na Austrália, nos Estados Unidos, Inglaterra, Irlanda, Espanha e outros países, significa Movember. Desde ontem, não há mais nada de pêlos no meu rosto, e de hoje até o dia 30 deste mês, um grande e tenebroso bigode será cultivado.




Obviamente, não serei o único, mas todos os Rivelinos, o time oficial dos brasileiros na Austrália, que inclui Rivas como Alexandre Monteiro, Balu, Fernando Costa, Igor Andrade, Mau Buchler, Raphael Brazil, Gel Freire, entre tantos outros.

Tudo para angariar dinheiro por uma ótima causa, já que:

- Cerca de 3 mil homens morrem de câncer na próstata todo ano na Austrália.
- 1 em cada 8 homens sofrerão de depressão na vida, e a maioria não procura ajuda.

Ano passado, na nossa estreia no Movember, arrecadamos $150. A meta para esse ano é $300. Mas sei que podemos juntar mais!

Portanto, entrem na nossa página (aqui) e juntem-se aos Rivelinos e as Rivelinas (sim, mulheres também participam - doando, não cultivando o bigode, claro). Se por algum motivo a página não abrir, vão até a home do Movember (aqui), digitem Os Rivelinos e juntem-se a nós.

Doando $10, $20, o que seja, vocês estarão ajudando a Prostate Cancer Foundation of Australia, a Beyondblue e a própria Movember Foundation. Sem contar que todos que doarem serão citados aqui no blog, incluindo doações de empresas. Ou seja, "mechân" free e lugar garantido no Céu!



Espalhem a mensagem, convidem os amigos, as amigas e que a bigodeira esteja com vocês!

Thursday, October 28, 2010

Com a cara de Sydney

O final de semana está aí e com a cara de Sydney. Só espero que São Pedro ajude, o que pelo andar da carruagem, não dá para ter muita certeza. Era para estarmos com céu azul e Havaianas part-time, porém, desde o início da primavera o clima teima em fugir à regra e o verão promete ir pelo mesmo caminho.


Sculptures by the Sea 2008.

De qualquer maneira, se não chover, vale uma visita à Sculptures by the Sea, exposição (citada no post anterior) ao ar livre, à beira mar e cultural que vai até 14 de novembro e é a cara da cidade. Se você for, fotografar e quiser ver uma chapa sua publicada no site da Radar Magazine, clique aqui para saber como.

No sábado, do meio-dia às 17h, todos os caminhos levam ao Hyde Park, na City, onde rola a vigésima edição do Sydney Food & Wine Fair, evento que reúne alguns dos melhores restaurantes e cafés da cidade, além de dezenas de produtores de vinho do país. É sentar na grama ou nas mesinhas e tomar umas botejas ouvindo música ao vivo. Imperdível e, mais uma vez, a cara da cidade! Ah, ambos têm entrada grátis.



Já no sábado à noite, a partir das 21h, no The Basement, a melhor casa de shows de Sydney, Fernando Aragones sobe ao palco com o seu Costa Rae (ex-Dubbly) para participar do lançamento do novo álbum do Botanics. Caso não conheça o Botanics, clique aqui. Se nunca ouviu o Costa Rae, por aqui. Aliás, banda formada por dois australianos e um brasileiro na bateria, é a cara dos bairros praianos de Sydney. Ingresso a $15!

Também no sábado, no Macquarie Hotel, o Samba Mundi se apresenta a partir das 22h. A banda, que tem na formação brasileiros, peruano, japonês e australianos, e faz uma sonzeira com latin jazz, música brasileira e muito mais, é um caldeirão de ritmos que também é a cara de... Entrada grátis!



E domingão é dia de fazer a barba, o bigode e começar com tudo o Movember 2010, juntando-se aos Rivelinos & Rivelinas. Trago mais informações e a convocação oficial em breve, mas clique aqui para saber do que se trata e como participar. Evento com bigode, caridade e fanfarra, é a cara da Austrália. Ready, Steady, Mo!

Wednesday, October 27, 2010

Baleias e Sculptures by the Sea

Os aluguéis podem estar caros, o trânsito aumentando nos horários de pico, os ônibus mais cheios por conta da proximidade do verão, blá, blá, blá, mas qual cidade no planeta proporciona imagens como essa?



Detalhe: mãe e filha não estão em alto-mar, mas dentro da Sydney Harbour, entre a City e Manly, e puderam ser vistas pelas pessoas que iam para o trabalho de ferry essa manhã.

E a partir de hoje até 14 de novembro, entre Bondi Beach e Tamarama (ou seria entre Tamarama e Bondi Beach?), quem andar pelo caminho da costa vai se deparar com mais de 100 esculturas, que fazem parte Sculptures by the Sea, exibição ao ar livre que acontece desde 1997. É pegar uma garrafinha d'água, uma câmera e correr pra lá (clique aqui para ver fotos da Sculptures by the Sea 2008).



Pergunto: qual cidade possui uma costa com praias como Bondi e Tamarama, estendendo-se para Coogee e Maroubra ao sul, passando por Bronte, Clovelly e Gordons Bay?

Como diria o grande Tim Maia:

De Maroubra a Bondi, não há nada igual!
Pa ra papaaaaa para

Tuesday, October 26, 2010

Brazil Film Festival em Melbourne

Daqui a pouco, na minha Melbourne, começa a parte II do Brazil Film Festival: A Missão. Na primeira perna, aqui em Sydney, assisti a três dos cinco filmes, e na escala "brasileira" de cotação, a minha classificação é a seguinte.



Se você estiver curto de grana e só puder ir a uma noite, não perca, em hipótese alguma, o documentário Dzi Croquettes. Ao contrário do que estão achando, não é um filme sobre travestis, mas sobre um dos maiores grupos de dança da história contemporânea, que surgiu no Rio de Janeiro no início dos anos 1970 e não apenas influenciou e ditou muitos caminhos artísticos e estéticos que o Brasil seguiu nos anos 70 e 80, como também debochou como poucos da ditadura militar. Era contracultura, criatividade e talento em estado bruto. Importante: quem não for vai virar purpurina!

Se o dinheiro possibilitar duas noites, assista na sexta-feira ao documentário Pachamama. Por ser um filme de viagem com, literalmente, o pé na estrada e dirigido pelo filho do grande Glauber Rocha, não espere um filme fácil, com sequências hollywoodianas e personagens globais. Porém, prepare-se para ver paisagens reais, pessoas de verdade e fatos históricas ocorridos recentemente na América do Sul que fazem um retrato bastante fiel de uma parte do continente que o brasileiro mal sabe que existe e acha que não pertence. É filme para sair um pouco da zona de conforto e refletir.

Infelizmente, não consegui assistir ao Histórias de Amor Duram Apenas 90 Minutos, mas me falaram muito bem e é este que, para quem pretende ir três noites, vem na sequência. Comédia/drama das mais picantes!

Por último, que por sinal é o filme de hoje, eu iria no Lula, O Filho do Brasil, mas, claro, por razões meramente pessoais. Um dia verei o filme, não sou tão radical assim, mas somente quando o homem deixar o trono e eu estiver largado num sofá no Brasil vendo Sessão da Tarde. Mas os brasileiros que o idolatram - e são a grande maioria - não podem perder.

As três primeiras noites (27, 28 e 29 de outubro) serão no Cinema Nova, enquanto a última (30 de outubro) será no 1000£ Bend, com direito a festa de encerramento com Cabaret Night juntamente com o Samba Cine Club.

Ingressos e informações, aqui!

27/10 – Lula, O Filho do Brasil
28/10 – Histórias de Amor Duram Apenas 90 Minutos
29/10 – Pachamama
30/10 – Dzi Croquettes

Luto - Perdemos Paul!

É com muita tristeza que recebo a notícia de que Paul, o polvo, faleceu nesta terça-feira, na cidade de Oberhausen, na Alemanha.



O molusco, que só não fez mais sucesso na última Copa do Mundo do que a paraguaia Larissa Riquelme, aquela mesma dos seios à mostra e do telefone celular entre eles, realizou a façanha de acertar o vencedor das oito partidas em que foi acionado.

Diferentemente do nosso molusco-mor, o presidente Squid, que nunca sabe de nada, Paul não apenas sabia de absolutamente tudo, como assinava em baixo (no caso, corria em direção à bandeira do país que venceria o plério).

Muito se falou de que o finado cefalópode era vidente, que possuía poderes adivinhatórios, porém, em quatro semanas de Mundial na África do Sul, sequer foi sugerida a hipótese de que o resultado das partidas era justamente decorrente de suas poderosas investidas, e não o contrário, o que o colocaria em uma posição tão miraculosa que, ao pensar nas atuais necessidades da Santa Igreja, não me surpreenderia se Paul, o polvo, viesse a passar por um processo de canonização.

St. Paul, como poderia vir a ser conhecido, acertou o vencedor dos seguintes embates: Alemanha x Austrália, Alemanha x Sérvia, Gana x Alemanha, Alemanha x Inglaterra, Argentina x Alemanha, Alemanha x Espanha, Uruguai x Alemanha e Holanda x Espanha, o que torna, necessariamente nesta ordem: holandeses, uruguaios, alemães, argentinos, ingleses, ganeses e australianos, principais suspeitos da morte, uma vez que, num primeiro momento, envenenamento e afogamento são as causas mais prováveis.

De qualquer maneira, oito ENTER's para Paul, um para cada acerto!

ENTER
ENTER
ENTER
ENTER
ENTER
ENTER
ENTER
ENTER

Monday, October 25, 2010

Três recados "musiculturais"

1. O prazo para enviar os trabalhos para a Mostra da Primavera termina neste domingo, 31 de outubro. Portanto, corra! Se você não faz ideia do que estou falando, clique na imagem abaixo.



2. Daqui a pouco, a partir das 19h, tem reggae em Bondi Junction, na faixa, com a banda Caribbean Soul (aqueles tiozões que tocam na City). A festa faz parte do projeto Tropical Heat, da Ozzy Study Brazil com a Fibra Entertainment, e estreou com tudo na semana passada. Hoje, com esse final de tarde com cara de verão, promete!



3. Se você não for no reggae, entre às 21h30 e 23h, sintonize na Eastside FM (89.7 em Sydney) ou neste link para ouvir a Vibez Brazil, programa que, cada vez mais, é o refúgio da boa música brasileira. Mau and Rapha rules!!!


Sunday, October 24, 2010

Conselho de Representantes - Cada um por si

Povo de Sucupira, sucupiranos, o Itamaraty, também conhecido como Ministério das Relações Exteriores, acredita que somos aproximadamente 3.5 milhões de brasileiros vivendo fora do país. Ou seja, um Uruguai inteiro.



Conforme escrevi um um post anterior, eles resolveram criar o Conselho de Representantes de Brasileiros no Exterior (CRBE), subdividindo o globo em quatro regiões e estimulando a eleição de quatro sucupiranos internacionais em cada uma. As regiões são:

I - Américas do Sul e Central
II - América do Norte e Caribe
III - Europa
IV - Ásia, África, Oriente Médio e Oceania

Desses 3.5 milhões, estão na Austrália algo entre 20 e 30 mil brasileiros, não sei ao certo, sendo a grande maioria flutuantes, ou seja, estudantes fazendo cursos de curta e média duração que em breve retornarão para casa.

Isso significa que, numericamente, não somos absolutamente nada se comparados, por exemplo, a países como o Japão, que possui aproximadamente 300 mil brasileiros e é concorrente direto da Austrália para as quatro vagas.

Com isso, quando ficamos sabendo da eleição para o Conselho, nos reunimos com algumas pessoas e representantes de grupos para tentar definir um nome de consenso, já que se tivéssemos muitas opções de candidatos ou diversas frentes, os votos se dividiriam e não teríamos número suficiente para bater os outros países da Ásia, África e Oriente Médio, que tem muito mais brasileiros.

A conversa não foi adiante e foram lançandas condidaturas próprias, o que dificilmente vai resultar em um representante da Austrália no Conselho. Uma pena, mas como não existe comunidade brasileira por aqui, apenas diferentes grupos com afinidades em comum, vai continuar assim, cada um por si e o Departamento de Imigração contra todos.

As eleições acontecem entre os dias 1° e 9 de novembro, via Internet. Para maiores informações, veja no site do Itamaraty.

Friday, October 22, 2010

Política da boa vizinhança

O cara sabe que a festa vai rolar até amanhã de manhã, assim como sabe que o som estará no talo. Sabe também que o apartamento, por mais que tenha três quartos, sala e cozinha, não é suficiente para abrigar a quantidade de pessoas que virá, portanto ele sabe que vai ter gente espalhada por toda vizinhança. Sabe também que os excessos serão enormes, que menina vai beijar menina, menino vai participar, e quando perceber, o sol estará a pino, e mais de uma dezena de convivas estará sentada na grama do lado de fora, protegida na sombra que o barco estacionado na frente faz com a parede do apartamento. Com isso, sabendo que as chances de problemas são infinitas, meu vizinho da frente não teve dúvida: convidou o prédio inteiro para o seu aniversário, entregando este simpático bilhete-convite em todos os apartamentos.



Se não pode vencê-los, junte-se a eles (e isso serve para ambas as partes). Estaremos lá!

Wednesday, October 20, 2010

Trabalho na Austrália - As presepadas

Com raríssimas exceções, todo brasileiro que vive na Austrália já fez ao menos um trabalho, digamos, memorável, daqueles que resultaram em grandes presepadas - seja pelo ofício em si ou pelo que aconteceu durante a labuta.

Eu, por exemplo, e o amigo Diogo Rodrigues, trabalhamos durante dois dias na terceira mansão mais cara de Sydney (leia o relato na íntegra). A missão? Manter duas lareiras e mais alguns spots acesos durante todo o aniversário da baroa (a mulher do barão).

Falhamos!

Não só deixamos o fogo da lareira crescer demais, destruindo a parede da terceira mansão mais cara de Sydney, como defumamos a sala inteira minutos antes dos convidados entrarem.

Outro exemplo é um conhecido nosso que foi pinto (ou pênis, se preferirem) em uma feira de sexo. Isso mesmo! O cara andava de um lado para o outro coberto por uma camisinha da ponta dos pés à cabeça. Clássico total!

Como sei que a grande maioria dos leitores down under deste blog já passou por alguma dessas na Austrália, por favor, clique aqui em baixo em COMENTÁRIOS e conte a sua história ou de algum conhecido.

Vaaaaleu!!!

Tuesday, October 19, 2010

Brazil Film Festival - Embarque imediato!

Daqui a poucas horinhas começa a segunda edição do Brazil Film Festival, que este ano está duplamente maior e melhor.



Maior porque de quatro passou para cinco dias em Sydney.
Maior porque foi além das fronteiras de Sydney, desembarcando também em Melbourne e Brisbane.

Melhor por conta da qualidade dos filmes.
Melhor porque este ano tem até trilha sonora composta por Claudio Lyra, sobrinho do grande Carlos Lyra, especialmente para o evento (clique aqui para entrar no site do festival e ouvi-la).



Pela distância entre Austrália e Brasil, e pelo número reduzido de brasileiros que vivem por aqui, as opções de programas que representam a cultura brasileira são muito poucas, portanto, quando um grupo de pessoas trazem cinco longas e alguns curtas para serem exibidos deste lado do mundo, em três cidades diferentes, é preciso agradecer e aplaudir de pé.

E é o que faço neste exato momento com cinco Enter's, um para cada organizador deste ano, e mais 2 Enter's para outras duas do ano passado.

ENTER
ENTER
ENTER
ENTER
ENTER

ENTER
ENTER

Ah, um Enter extra em homenagem aos patrocinadores.

ENTER

Bem, o festival taí e brasileiro que vive em Sydney e não assistir a pelo menos um filme não vai para o Céu. É sério! Principalmente porque os filmes serão exibidos no ótimo Dendy Opera Quays, que fica ao lado da Opera House, que fica ao lado do Opera Bar, o que significa cinema e alguns drinks na sequência. Já brasileiro que levar estrangeiro, garante automaticamente dois tickets para o Céu.

Hoje, o festival começa com Embarque Imediato (Now Boarding) e, após a exibição, o Abuka Trio, que faz parte do crew do Opera Bar, se apresenta lá. Para informações sobre cada filme, clique no logo abaixo.

Para comprar ingressos, clique aqui.




Brazil Film Festival - Começou!

Daqui a poucas horinhas começa a segunda edição do Brazil Film Festival, que este ano está maior e melhor.




Maior porque de quatro passou para cinco dias em Sydney.
Maior porque foi além das fronteiras de Sydney, desembarcando também em Melbourne e Brisbane.

Melhor por conta da qualidade dos filmes.
Melhor porque este ano tem até trilha sonora composta especialmente para o festival por Claudio Lyra, sobrinho de ninguém menos do que Carlos Lyra .







Sempre evito usar o termo comunidade brasileira em Sydney ou na Austrália, mas o que dá pra falar é que, pela distância do Brasil e pelo número reduzido de brasileiros que vivem aqui, as opções de programas que representam a cultura brasileira são muito poucas, portanto, quando um grupo de pessoas trazem cinco longas e alguns curtas para serem exibidos deste lado do mundo, em três cidades diferentes, é preciso agradecer e aplaudir a iniciativa, e é o que faço neste exato momento com 5 Enter's, um para cada organizador, deste ano, e mais 2 Enter's para duas do ano passado.




ENTER


ENTER


ENTER


ENTER


ENTER




ENTER


ENTER




Ah, um também em homenagem aos patrocinadores.




ENTER




Bem, o festival está aí e brasileiro que está em Sydney tem a obrigação de assistir a pelo menos um filme.






O filme de hoje é Embarque Imediato (Now Boarding), com Marília Pêra e José Wilker no elenco.




Sunday, October 17, 2010

Reggae night!

Play I some music: (dis a) reggae music!
Play I some music: (dis a) reggae music!
Roots, rock, reggae: dis a reggae music!
Roots, rock, reggae: dis a reggae music!



Se estes versos fazem algum sentido pra você, não perca nesta terça a Tropical Heat, a noite de reggae armada pela Ozzy Study Brazil com a Fibra Entertainment que vai rolar todas as terças, das 19h à meia-noite, em Bondi Junction.

A festa acontece no Cock n' Bull, um dos irish pubs mais tradicionais de Sydney, a entrada é grátis, cerveja custará somente $3 e vodka $4. Ou seja, com $21 sai todo mundo feliz!

No palco, haverá rotação de bandas como Ziggy and Wild Drums e Caribbean Soul, além do forró da Faiscada. E nas pick-ups, ninguém menos do que o DJ Leo Chaibún , o uruguaio que mais entende de música brasileira no terceiro continente à sua escolha.

E o verão ainda nem começou...

Thursday, October 14, 2010

Studio Art, cerveja artesanal, jazz e Céu



Se tem alguém que desde o início me ajudou com o projeto de viabilizar a versão em inglês do meu livro na Austrália, essa pessoa é a Marcia Monje. Chegamos perto de trazer um grupo de xavantes pra cá, mas por questões burocráticas não rolou. O projeto, por ora, está parado, mas no dia em que as limitações do visto de estudante se tornarem coisas do passado, ele volta com tudo.

Citei a Marcia porque neste final de semana ela concretizará um projeto maravilhoso que desenvolveu com o australiano Chris Lamaro, o Start Studio Arts Fest.



A ideia é simples: levar o público para dentro dos estúdios e ateliers dos artistas.

Pra isso, ela reuniu 92 artistas de renome, que estão espalhados por 16 estúdios em 10 subúrbios. Levemente megalomaníaco, mas sensacional.

O Start Studio Arts Fest acontece neste sábado e domingo, das 10h às 17h, em Annandale, East Sydney, Leichhardt, Lilyfield, Mosman, Newtown, Redfern, Rozelle, St Peters, Surry Hills e Alexandria.

A entrada é grátis e quem não for não vai para o Céu. É sério!

Dica: tentem passar no de Mosman (Headland Park 1100A Middle Head Road), que segundo ela é fantástico.

Site



Neste sábado e domingo, também tem festival de cerveja.

The Australian Heritage Hotel, um dos pubs mais emblemáticos de The Rocks, promove a sexta edição do seu tradicionalíssimo The Australian Beer & Wine Festival, das 12h às 20h.

Dica: esqueçam o vinho, foquem na cerveja.

Estará participando a nata das cervejarias artesanais (ou de boutique, se preferirem) do terceiro continente à sua escolha, incluindo: 4 Pines, Little Creatures, McLaren Vale, Scharers, Matilda Bay, Blue Tongue, Stone & Wood, Fusion, Endeavour, James Squire e Balmain.

A entrada é grátis, 10 tickets de degustação custam $10 e a caneca $5. Quem não for, claro, não vai para o Céu. Quem for, o espírito subirá e o corpo ficará muito bem servido aqui em baixo.

Site



Também no sábado e domingo, em Balmain e Rozelle, fechando a semana gastronômica que rolou na nobre área, vai ter jazz ao vivo com trio de sax, piano e contra-baixo, das 11h às 14h. Para saber o local exato, clique aqui.



Arte, cerveja artesanal, jazz e, com certeza, muita mulher bonita. Deve ser isso o que chamam de paraíso. Quem não for, já sabe...

Aliás, no domingo, Mary MacKillop será canonizada no Vaticano, tornando-se a primeira santa australiana. Não preciso dizer mais nada.



Amém!

Wednesday, October 13, 2010

Das torres à cápsula

Sei que é cedo, pois ainda restam dois meses e meio para a acabar o ano e muita coisa ainda pode acontecer. Mas como seria bom se a década de 2000, que começou com dois aviões, duas torres e um cretino, terminasse com este incrível exemplo de 33 homens, uma cápsula e um líder de verdade.



Chi Chi Chi Le Le Le!!!

Aliás, ouvindo a pouco o discurso do presidente Sebastian Piñera, ele se referiu ao acidente com o avião da Força Aérea Uruguaia ocorrido nos Andes, em 12 de outubro de 1972, episódio que ficou marcado pelo fato dos sobreviventes terem comido carne humana.

Treze pessoas morreram no momento do desastre, outros morreram nos dias e semanas seguintes e, após 8 dias, sem sucesso, o governo chileno encerrou as buscas.

Porém, Carlos Paéz Villaró, um dos artistas uruguaios mais conhecidos no mundo, arquiteto e à época trabalhando em grandes agências de publicidade, sabendo que o filho estava no vôo, juntou-se imediatamente às buscas. Após o governo chileno desistir, o coração de pai falou mais alto e ele decidiu ficar nos Andes para encontrar o filho.



Durante meses, bancando tudo por conta própria, Villaró, com a ajuda de voluntários e amigos, mergulhou na Cordilheira. Foi chamado de louco, claro, mas após 3 meses, não apenas encontrou o filho Carlos Miguel, como também outros 15 sobreviventes.

Sei que são contextos e épocas completamente diferentes, mas imaginem se o atual presidente chileno tivesse desistido no oitavo dia após a explosão na mina.



E com muita honra, no meio desta década que fomos de Bush a Pinero, passando por Obama, na virada de 2005 para 2006 tive o privilégio de conhecer Villaró pessoalmente, em sua Casapueblo, no Uruguai, e até trocarmos livros. Toda a saga dele nos Andes está em Entre mi Hijo y Yo, la Luna.

Tuesday, October 12, 2010

O lado negro da civilização

Ontem à noite, fazendo a Vibez Brazil com o Rapha e o André Levy, diretor executivo do Brazil Film Festival, fiquei sabendo dessa história, que aconteceu com o próprio André.



A Austrália, mesmo tendo uma densidade demográfica pífia e a economia perigosamente dependente da extração de recursos naturais, é um país de primeiro mundo, como todos sabem. Porém, às vezes em excesso.

Em Sydney, a exemplo da maioria do país, todo pedestre deve atravessar o farol (semáfaro, sinaleira, sinal...) na faixa e somente quando está verde pra ele. Do contrário, é infração. Mas não é o que acontece.



Já vi policiais dando bronca em duas japonesas que atravessaram correndo fora da faixa, mas foi só um puxão de orelha. Pelo menos em Sydney, há uma grande tolerância - diferentemente do que acontece em Adelaide, capital de South Australia.

Há uns meses, por volta da meia-noite, André andava pelas ruas absolutamente desérticas de "Adê", quando percebeu que um veículo o seguia. Ele continuou e o carro se aproximou. O motorista perguntou se estava tudo bem. André disse que sim. Não satisfeito, o motorista perguntou mais uma vez. André, ainda andando, confirmou que estava, agradeceu a preocupação e, quando observou atentamente o carro, notou que o veículo, até então comum, tinha uma sirene, o que significa: policía à paisana.



A "otoridade" fez André parar, apontou para um objeto e, nervoso, perguntou qual era a cor. "Blue", foi a resposta acertada de André. O tira apontou para mais alguns objetos e, no melhor estilo Genius dos anos 1980, o diretor executivo do festival sapecou uma sequência de "red", "red" e "yellow", gabaritando o teste das cores. O oficial ficou furioso.



Não convencido de que André estava em seu estado normal, o xerife fez mais algumas perguntas e desafios do tipo qual é o número que vem depois do 8, levante o dedo e aponte-o para o seu nariz e qual é a cor do cavalo branco de napoleão. Como estava 100% sóbrio, André mais uma vez passou pelo severo teste, o que levou o guarda direto ao ponto (tudo em inglês, claro):

- Você sabe o que fez?
- Não, senhor.
- Você atravessou a faixa de pedestre no farol vermelho. Vou ter que multá-lo.

Lembrete do escriba: era meia-noite!

André tinha duas opções: pagar a multa no valor de $50 ou recorrer. Se recorresse, iria direto para a corte, onde seria notificado por um oficial em sua casa, em Sydney, estado de New South Wales, e teria que se apresentar diante do juiz na cidade onde cometeu a infração, Adelaide, no estado de South Australia.



Não querendo medir forças com o lado negro da civilização, especialmente na capital conhecida como a cidade das igrejas, o diretor executivo que prometeu trazer Tropa de Elite I e II para o Festival do ano que vem (brincadeira), optou por desembolsar os cinquenta doletas.

E o ficial viveu feliz para sempre.

The End

33 vezes Chi Chi Chi Le Le Le



33 Enter's em homenagem

ENTER
ENTER
ENTER
ENTER
ENTER
ENTER
ENTER
ENTER
ENTER
ENTER
ENTER
ENTER
ENTER
ENTER
ENTER
ENTER
ENTER
ENTER
ENTER
ENTER
ENTER
ENTER
ENTER
ENTER
ENTER
ENTER
ENTER
ENTER
ENTER
ENTER
ENTER
ENTER
ENTER

Chi Chi Chi Le Le Le!

Monday, October 11, 2010

Dos cerca de 20 a 30 mil brasileiros que estão na Austrália neste exato momento (provavelmente mais para 20 do que para 30), 91.6% desembarcaram como estudantes internacionais.

Muitos, como eu, continuam sendo, outros já deixaram de ser e possuem residência temporária ou permante, e outros estão no meio do caminho, literalmente, em cima da ponte, que é o famoso bridge visa.




Sunday, October 10, 2010

If you build it, they will come (prazo prorrogado)!

Click here to see the English version of the exhibition.

O ano era 1989 e Kevin Costner ainda não havia cometido a aqua-barbária chamada Waterworld. De fato, ele ainda estava no auge da carreira e acabara de lançar Field of Dreams.

Na pele do fazendeiro Ray Kinsella, o futuro guarda-costa da Whitney Houston recebeu de Terence 'Terry' Mann , vivido pelo ator James Earl Jones, a missão de construir um campo de baseball na sua fazenda.

Falido, ele não tinha condição para fazê-lo. Mas Terry, com a voz grave de negro sábio que tem, explicou (perdão, de afro-americano sábio):

If you build it, they will come!



E não deu outra, eles foram.

Fiz essa introdução para falar sobre a Mostra da Primavera. Obviamente, não será nenhum campo dos sonhos muito menos receberemos a visita de espíritos ilustres, porém, no melhor estilo If you build it, they will come, de fato, eles estão vindo.


Clique na foto para maiores informações.

Ainda não temos o lugar definido e nem a data, pois ainda não sabemos o tamanho da Mostra e nem mesmo o que teremos de diversidade de trabalhos. Porém, lançamos a ideia em primeiro de setembro e felizmente os trabalhos estão chegando.

Abaixo seguem três, para vocês terem uma ideia. São, respectivamente, uma receita, uma foto e uma tela.


By Eduardo Castro


By Dudu Kikko


By Lilly Shewring

Como estamos atolados em coisas para fazer e nas próximas semanas rolarão vários eventos, mais uma vez prorrogaremos o prazo para envio de material, já que não adiantará nada recebermos até o próximo dia 17, como havíamos estipulado.

Sendo assim, o prazo (e desta vez é difinitivo) passa a ser 31 de outubro de 2010 e a Mostra será no final de novembro.

Enviar para pablonacer@terra.com.br.

Friday, October 8, 2010

Brazil Film Festival for non-Portuguese speaker

Hi Brazil Film Fans!

It’s getting closer!

The countdown to the opening night of the Brazil Film Festival on Wednesday 20th October has begun.

In its second year in Sydney, we have handpicked five films that will showcase the best of what the Brazilian film industry has to offer.

Wed 20 - 6.30pm -Now Boarding
9.00pm - After Party at Opera Bar
(Abuka Band)
Thu 21 -7.00pm Pachamama
Fri 22 -7.00pm -Dzi Croquettes
Sat 23 - 7.00pm- Love Stories Last Only 90 Minutes
Sun 24 -6.00pm- Lula, The Son of Brazil
9.00pm -After Party at Opera Bar (Brazilian DJ)

This is definitely an exciting and diverse line up of the best of Brazilian cinema. Come for an evening (or 5!) and immerse yourself in Brazil at Sydney’s ONLY Brazil Film Festival.

Every evening we will be concluding the festival at the iconic Opera Bar with Brazilian Music and 15 % discount for our guests.

Tickets on sale!

Click here for a direct link to purchase your tickets and to read more about the films and to stay in the loop.

The Brazil Film Festival Team



Thursday, October 7, 2010

Sexta-feira para o alto e avante

Daqui a pouco, o final de semana começa com tudo no terceiro continente à sua escolha.

Às 20h30, quem mora nos Eastern Suburbs de Sydney (caro amigo recém-chegado, se vives em Bondi, estais incluído) tem uma ótima oportunidade para ver ao vivo um dos melhores músicos que temos por aqui.



Ele mesmo! Fernando Aragones toca hoje no 505 (280, Cleveland St), em Surry Hills, acompanhado do baixista Simon King e do multi-instrumentista Scotty Sax. Esta é uma oportunidade rara, já que o Fernando, quando toca solo ou com projetos mais intismistas, geralmente se apresenta nas Northern Beaches. Para esses lados, ele vem mais com a sua ótima Toca Jorge.

No ranking Aragones de apresentações "banquinho e violão" de 2010, temos:

- Northern Beaches 64%
- Nova Zelândia 15%
- Restante da Austrália 11%
- Sydney CBD 6%
- Eastern Suburbs 3%
- Brancos e nulos 1%

Portanto, não percam! Entrada $15.

Pedido: toca "Navega"!

MySpace Fernando Aragones



Às 21, o Vote For Mary, banda do produtor e empresário Tiger Gontijo, uma espécie de George Martin do reino animal, se apresenta no The Imagine Festival, ali pertinho do 505, no
ACTT Cleveland Street Theatre (199 Cleveland St), em Redfern.

A banda, formada pela Laura, Manduka, Mark e pelo símbolo-mor do Movember verde-amarelo, Júlio Araújo, está com músicas novas e quebrando absolutamente tudo. Entrada grátis!


Júlio, o maior Rivelino de todos os tempos das próximas semanas.

MySpace Vote For Mary



Além de dois excelentes shows, hoje também tem aniversário de um cara que justamente promove shows, Igor Andrade, o homem que ao lado do Fernando Costa vem trazendo nomes para a Austrália como Jorge Benjor, Marcelo D2 e Natiruts, além de criar e promover eventos ligados à música e à cultura brasileira.

Diz o convite que o Igor está fazendo 30 anos. Truco! Em todo caso, a partir das 21h, ele estará no Bar Pacifica (The Eastern - Bondi Junction) com a sua tradicional Circus. Das 21h às 22h a pizza é grátis, o primeiro drink é por conta da casa e a entrada é free a noite inteira. É sair de um dos shows e cair para a The Eastern!

Parabéns, Champ. Para o alto e avante!

Wednesday, October 6, 2010

Movember, os Rivelinos e As Rivelinas



Sim, meus amigos e minhas amigas, estamos de volta!

Em 2009, na primeira participação de um time genuinamemte brasileiro, nós, Os Rivelinos, com o apoio das Rivelinas, arrecadamos $125, graças a contribuição dos Mo Bro & Sistas Alexandre Monteiro, Luiz Balu Gimenez, Gel Freire, Junior da Silva, Mara Lucia Cunha, Paul Otani, Tercio Alexandro Raddatz e este que vos escreve, além do apoio de Alex Silva, Bruno Morais, Carlos Alcantara, Igor Andrade, Mariana Mugarte, Rafael Barreto, Renata Mandim, Ricardo Nogueira e Thais Couto.



Para 2010, o objetivo é simples: dobrar. E como não sei fazer conta, nossa meta é angariar $300. Ou seja: $125 + $125 = $300. Se conseguirmos mais, sensacional, pois é por uma nobríssima causa e queremos ir para o Céu.

Se vocês não fazem ideia do que estou falando, vamos lá!

Há uns anos, meia-dúzia de dois ou três australianos beberrões estavam num pub sapecando umas VB's, quando tiveram a grande ideia de deixar o bigode crescer durante o mês de novembro por uma boa causa. Trinta caras participaram.



Hoje, a brincadeira atende pelo nome de Movember, acontece em diversos países do mundo, incluindo Estados Unidos, Inglaterra, Espanha e Canadá e, somente na Austrália, em 2009, contou com a participação de 128 mil pessoas que arrecadaram $21 milhões. Isso mesmo!

O dinheiro vai para:



Especializada em câncer de próstata (site).



Trabalha com depressão masculina (site).



Movember Foundation, a fundação que organiza essa história toda (site).

Você sabia que:

- Cerca de 3 mil homens morrem de câncer na próstata todo ano na Austrália?
- 1 em cada 8 homens sofrerão de depressão na vida, e a maioria não procura ajuda?

Para participar é muito simples, você só precisa clicar aqui, juntar-se aos Rivelinos/Rivelinas (Join my team), clicar em "Donate to my team", doar o quanto puder ($10, $20, $50, não interessa) e cultivar o bigode.

Claro, as mulheres, também conhecidas como Mo Sistas, pulam a parte do bigode, mas os homens, os Mo Bros, devem no dia 31 de outubro fazer barba e bigode e, apartir do dia primeiro de novembro, cultivar a bigodeira até 30 de novembro.

Durante todo o mês há diversas festas, competições para quem junta mais dinheiro, quem deixa o maior bigode, o mais esquisito etc.

No nosso caso, vamos manter o foco nos Rivelinos/Rivelinas, tentar levantar $300 e garantir o nosso lugar no Céu, pois quem ingressa nos Rivas, tem assento exclusivo lá em cima.

E mais! Toda semana, atualizarei no blog uma lista com as pessoas físicas e jurídicas que estão participando. Portanto, se a sua empresa participar, é menção gratuita e honrosa.

Quem está dentro?

Aliás, para mostar que nós, brasileiros, viemos com tudo este ano, vamos fazer uma imensa lista com todos os sinômimos, apelidos e o que mais tivermos para bigode em português. Para sugerir, é só clicar aqui (em breve) que vai direto para a nossa lista no Facebook. Assim que tivermos uma boa quantidade, vamos mandar para os organizadores.

Que a bigodeira esteja com vocês!



Ir para a página oficial dos Rivelinos!