Monday, October 4, 2010

Gastronomia Peruana e Colectivo Sur

Até o início de 2007, tudo o que eu sabia sobre cozinha peruana era ceviche, que eles tinham alguns dos melhores pescados do continente e eram fortemente influenciados pelos incas e outros povos pré-colombianos. Só!

Isso foi até fazer uma aula sobre a cozinha deles na Escola Wilma Kovesi de Cozinha, em São Paulo.



A professora era a alagoana Simone Bert, filha de pescador casada com um peruano que começou a se interessar por cozinha com a sogra, Dona Carlota. Uma visita a Lima e um curso com Humberto Sato, um dos mestres do nikkei (a fusão entre os sabores japoneses e peruanos), a colocou definitivamente na gastronomia, resultando no Wanchako, de Maceió (AL), o primeiro restaurante especializado em comida peruana do Brasil. Ela é craque!



Na aula, tivemos Ceviche nikkei, Tiradito limeño, Tentáculos del pecado acompanhados de batata à huancaina, Alma peruana e Suspiro limeño.

Depois daquela experiência com muitos peixes, frutos do mar, cebola roxa, batata doce, aji, coentro, limão, alho, milho, sauco (fruta exótica dos Andes), vinagre de maçã, gengibre, shoyo, ou seja, ingredientes tanto da cozinha peruana quanto da japonesa, me apaixonei.

Não por acaso, mesmo sendo brasileiro, filho de uruguaio e à época com a taça de vinho apontada para o Chile e a Argentina, passei a afirmar que a melhor cozinha da América do Sul era a peruana. Pelo menos para o meu gosto, que foi conquistado por aquela explosão de contrastes exóticos equilibrados lá em cima (verdadeiro petardo inca com rajadas kamikazes vindas do Pacífico)!

Para quem se interessa ou tem curiosidade de conhecer a cozinha peruana, a partir desta quinta, em Sydney, vai rolar o South America is ON Thursday - Piqueo nights, evento gastronômico com ênfase na comida peruana. O negócio é o seguinte.



Piqueo é o nome da ala espanhola da América do Sul para entradas, tapas, antipasto, enfim, pequenas porções. Em toda quinta-feira de outubro, às 18h30, o renomado chef peruano Alejandro Saravia (acima), que faz o A taste of PERú, vai apresentar um pouco da sua moderna cozinha através de 8 piqueos por noite (menu abaixo).



O South America is ON Thursday é parte do Sydney International Food Festival 2010, será no The Lincoln (36 Bayswater Rd), em Kings Cross, e depois do evento, às 21h, é hora de ouvir música sulamericana da melhor qualidade com a continuidade do Colectivo Sur, projeto do músico colombiano Oscar Jimenez que começou no sábado passado (foi un e-p-e-t-á-c-u-l-o) e nesta quinta reúne mais músicos e DJ's da cena Aussie-South American de Sydney, incluindo o próprio Oscar, além do DJ D. Lenis (Col), Mickey Morphingaz (Aus), Vincent Sebastian, Tropicante Sound Sistema, Pat Harris (Aus) e do nosso Rapha Brasil, da Vibez.



O Colectivo Sur é grátis, já a degustação custa $65 por cabeça, com direito aos 8 pratos acima e um Santiago Queirolo Pisco cocktail de boas-vindas. Vale muito a pena!

Quem: South America is ON Thursday
Quando: Toda quinta de outubro, a partir das 18h30
Onde: Lincoln (36 Bayswater Rd - Kings Cross)
Quanto: $65 por cabeça com direito a 8 piqueos e um Santiago Queirolo Pisco cocktail de boas-vindas.
Informações e reservas: 04136 24840 / info@peruvianconcept.com
Mais: http://atasteofperu.com.au/

Quem:
Colectivo Sur
Quando: Quinta, 7 de outubro, às 21h
Onde: Lincoln (36 Bayswater Rd - Kings Cross)
Quanto: Grátis
Mais: http://www.facebook.com/event.php?eid=164767683535351&index=1

No comments:

Post a Comment